sábado, 18 de junho de 2011

RETORNO DO PROJETO ARTE DE CAÍSSA

Esta semana o PROJETO ARTE DE CAÍSSA voltou a atuar na Brinquedoteca brincando se aprende.

Através de histórias contadas por mim e pesquisas realizadas, os alunos aprenderam que o xadrez possivelmente originou-se na índia com o nome de “chaturanga” e após ir para a Europa, tomou um novo formato, nome e regras. Descobriram que o xadrez é a segunda modalidade de esporte mais praticada no mundo, perdendo somente para o futebol.
Os alunos conheceram o campo de batalha (tabuleiro), os dois exércitos(branco e preto), suas peças, movimentações e funções: Rei (peça mais importante e deve ser protegida por todos do seu exército, caminha de uma em uma casa para todos os lados), Rainha ( inteligente e corajosa, protege o seu rei em todas as partes do tabuleiro ), Bispo (é o mais inteligente e o mais confiável do rei, caminhando só na diagonal para proteger-lo), Cavalo (forte e potente salta três casa sempre em “L”), Torre (vigia o exército inimigo, caminha para as direções norte, sul, leste e oeste) e os Peões (são os mais corajosos, sempre avançam para frente e nunca recuam, formando a comissão de frente do exército).



MOVIMENTO: é o deslocamento de uma peça de uma casa para outra, que não esteja ocupada.
CAPTURA: é o movimento de uma peça para uma casa já ocupada pelo adversário. Neste caso, tira-se a peça adversária, colocando a própria peça em seu lugar.
A captura é opcional. Cada tipo de peça obedece a movimentos diferentes.

O REI: (branco ou preto) move-se ou captura peças em qualquer sentido, uma casa de cada vez. Os reis nunca podem ficar um ao lado do outro.
Atenção: o rei é a única peça que não pode ser capturada, ao ser atacado fica em cheque.
O PEÃO: (branco ou preto) move-se para a casa à sua frente, desde que não esteja ocupada. Ao ser movido no seu primeiro lance, cada peão pode andar uma ou duas casas. O peão é a única peça que captura de maneira diferente do seu movimento. A captura é feita sempre em diagonal, uma casa apenas. O peão nunca se move nem captura para trás.
O CAVALO: (branco ou preto) é o único que salta sobre as peças (pretas ou brancas). O movimento do cavalo assemelha-se à letra "L", formada por três casas, a partir da casa inicial do lance.Ele captura somente a peça adversária que esteja na casa final do seu salto.
O BISPO: (branco ou preto) move-se ou captura pelas diagonais, seguindo num único sentido em cada lance. Cada jogador tem dois bispos, um anda pela casas brancas e outro pela casas pretas.
A TORRE: (branca ou preta) move-se ou captura nas colunas (horizontal e vertical), seguindo num único sentido em cada lance.

A DAMA: (branca ou preta) move-se ou captura em qualquer sentido (horizontal, vertical e diagonal), quantas casas quiserem desde que seu caminho não esteja obstruído por alguma peça da mesma cor.

As peças brancas sempre começam a jogar.




A LENDA DE CAÍSSA

O jogo de xadrez é carinhosamente chamado pelos amantes desse jogo milenar de ARTE DE CAÍSSA por que conta a lenda grega:
Há milhares de anos atrás, Caíssa, uma jovem deusa estava tendo previsões de como seria o futuro. Pensando nisso, ela resolveu criar um jogo. O jogo criado parecia ser uma espécie de jogo de estratégia. Conseguia-se distinguir dando uma simples olhada que o jogo tratava de dois exércitos (Brancos e Negros) que tentavam matar uns aos outros. Cada exército era composto por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma rainha e um rei.
Os peões receberam da deusa a habilidade de andar 2 casas na sua primeira caminhada, mas receberam uma maldição que os impossibilitou de matar os soldados adversários que estivessem na sua frente e deixando-os matar apenas soldados que estivem na sua diagonal.
As torres receberam a vida e a habilidade de poder fazer o roque, mas foram amaldiçoadas a só poderem andar na horizontal. O roque é quando seu rei pede defesa e anda duas casas para o lado em que a torre desejada estiver, e a mesma andar duas casas passando pelo rei e ficando ao seu lado.
Os cavalos receberam a habilidade de poder saltar por cima das muralhas inimigas ou das suas próprias muralhas, mas receberam a maldição de só poder locomover-se/atacar em L.
Os bispos foram empregados igualmente como no tempo da inquisição, mas desta vez eles não matam pessoas pela religião e sim pela cor. Devido a sua grande crueldade receberam a maldição de só poderem locomover-se/atacar na diagonal. A dama ou rainha foi feita como o espelho da deusa, sendo assim a mais poderosa de todo o jogo e a única que não recebeu nenhuma maldição. O rei foi criado para parecer iguais aos generais de guerra que logo iriam surgir. Sua inspiração aos generais é simples, pois os generais mandam soldados para a guerra sem a menor importância se eles irão retornar vivos. Uma maldição lhe foi lançada para impedir que ele se aproxime uma casa do rei adversário.
Depois de criado, a jovem deusa resolveu esconder seu jogo em algum lugar antes que seus pais o vissem e o destruíssem. Caíssa não sabia aonde seria um bom local para escondê-lo, então resolveu jogá-lo em qualquer lugar da Terra. O jogo foi lançado, e caiu na Índia. Quando os Indianos descobriram o jogo ficaram impressionados, tentaram jogá-lo de várias maneiras mas sempre havia uma discordância entre os jogadores. Certo dia resolveram fazer algumas regras que deviam ser respeitadas por qualquer um que o joga-se. Passaram-se muitos anos desde que Caíssa havia lançado o xadrez na Terra. Caíssa resolveu pegar seu jogo de volta e mostrá-lo para seus pais, mas quando soube que o jogo era muito conhecido e jogado ela resolveu proteger o jogo, deixando-o assim definitivamente na Terra.

A Brinquedoteca Brincando se aprende esperava a algum tempo que a Prefeitura Municipal da Capão da Canoa nos presenteasse com um tabuleiro de xadrez gigante. Pois nesta semana recebemos das mãos da prof. Janete o tão esperado tabuleiro, uma vez que é uma motivação a mais para a garotada.
Aí está ele:


Bom jogo galera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário