Núcleo ABBri Rio Grande do Sul

ASSESSORIA  NA BRINQUEDOTECA DA ESCOLA PRUDENTE DE MORAES- OSÓRIO/RS

Dia 18 de junho realizamos o 4° encontro com os professores da Escola E. E. F. Prudente de Moraes, Osório/RS. Desde fevereiro estamos trabalhando junto ao grupo desta escola, na oraganização e montagem de uma brinquedoteca, cursos e oficinas de formação lúdica, com o objetivo de promover o tempo do brincar no currículo da escola. Esperamos que essa implantação traga bons frutos a todos que convivem e fazem da Escola Prudente um espaço maravilhoso, convidativo e atraente pois a mesma se encontra instalada a beira da lagoa. Tem um espaço físico muito arborizado, tranquilo e convida-nos a permanecer lá. As profs. Liana e Giselle realizaram um trabalho de sensibilização e reflexão a cerca dos objetivos humanos, pedagógicos e de desenvolvimento daquele espaço lúdico. Realizou-se também um laboratório do brincar com as crianças convidadas e, ao final vivenciamos um momento lindo com a dança circular indígena de agradecimento a mãe-terra pela beleza daquele encontro.






Na sequência teremos A LETRA DA MÚSICA cantada pelas crianças, pais e professores do grupo que participou nesse dia.



Mãe, eu te sinto sobre os meus pés. Mãe, sinto teu coração bater.
Mãe, eu te sinto sobre os meus pés. Mãe ,sinto o teu coração bater.
Hea hea hea hea hea hea hô. Hea hea hea hea hea ôoo.
Hea hea hea hea hea hea hô. Hea hea hea hea hea ôoo.

Desejamos realmente que professores e alunos desta escola descubram um universo novo através da pedagogia lúdica e da autonomia de aprender brincando.
Saudações lúdicas a todos!!





A Brinquedoteca Brincando se Aprende, ao longo destes quase 5 anos de exercício lúdico e científico, vem desenvolvendo inúmeras pesquisas sobre temas que tratam diretamente do brincar na educação escolar e na inclusão. Participa de diferentes projetos da Escola M. E. F. Cícero da Silva Brogni, oferece cursos e formação lúdica de professores e de outras profissões e áreas afins à educação e saúde.
 Para fortalecer cada vez mais nossos laços com a comunidade científica e com instituições que orientam, organizam e legitimam o brincar no Rio Grande do Sul e no Brasil, mantemos parceria com o Programa de Extensão "Quem quer brincar" da Faculdade de Educação da UFRGS e com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri). Instituições que me formaram brinquedista, juntamente com as demais colegas brinquedistas que fazem parte do movimento iniciado através da Brinquedoteca Brincando se Aprende, hoje, Núcleo representante da ABBri no Rio Grande do Sul.
No mês de janeiro de 2011, eu e minhas colegas Gisele, Adriane, Janete e Maira (professoras de escolas de educação infantil, educadoras físicas, psicomotricistas e professoras universitárias) estivemos em São Paulo, na USP, para participar do curso de "Organização e Formação de Brinquedistas" da ABBri, sob supervisão e execução da Prof.Dr.Vera Barros. Levamos a proposta da Brinquedoteca cuja pretensão seria torná-la núcleo representante da ABBri, o que hoje já é realidade em contrução.
Não satisfeitas, estamos recebendo o apoio da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa para criar  uma Brinquedoteca Municipal na cidade com um espaço físico de 400m². Dessa forma, o movimento do brincar no litoral do Rio Grande do Sul vem crescendo alegremente, pelo qual temos disponibilizado tempo para assessoria de organização de novas brinquedotecas e formação lúdica aos professores que nelas exercem seu fazer pedagógico de forma lúdica, orientada mas não controlada. Pois o brincar, acima de qualquer intenção pedagógica, terapêutica ou outra, deve ter um fim nela mesma, sendo intencional para a criança.