DIVULGANDO EVENTOS DO BRINCAR E DA EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÍCERO DA SILVA BROGNI
REDE ABRA- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARTE-EDUCADORES/ IDEA- INTERNATIONAL ASSOCIATION DRAMA-EDUCATION
Curso de Transformance  em Pedagogia Artística
Coordenação Dan Baron

As artes podem renovar os poderes perceptivos e empáticos das inteligências de nossos sentidos possibilitando a (re) sensibilização e auto compreensão necessária ao cultivo de nova solidariedade reflexiva e da comunidade da qual precisamos para arriscar o novo.
                                                                                                                                                  Dan Baron, 2004
Através de nossas linguagens artísticas de expressão, reflexão e performance, Transformance busca o reconhecimento e a transformação do poder inibidor e reprodutor de histórias pessoais na criação de uma nova sensibilidade coletiva,  motivadas através da construção coletiva de palcos, performances, monumentos, rituais e autoestimas de autodeterminação. Essa pedagogia é fundamentada especialmente nas propostas de alfabetização e ação cultural pela transformação social do educador brasileiro Paulo Freire. São técnicas essenciais para criar autoconfiança e habilidades criativas de aprendizagem para comunicação intercultural e a convivência em comunidades multiculturais. Elas possibilitam às escolas, universidades, centros culturais e espaços de trabalho usar as fontes de criatividade humana para criar comunidades cooperativas e futuros sustentáveis.
OBJETIVO: Vivenciar a Pedagogia de Transformance a educadores/as, gestores/as, artistas, arteducadores/as, produtores/as e lideranças comunitárias e sua capacidade de cultivar práticas dialógicas, solidárias, criativas, coletivas e transformadoras sustentáveis.

MINISTRANTE: Dan Baron Cohen tem graduação em Literatura inglesa, com Mestrado e Doutorado em Teatro Educacional, Teoria Cultural e Educação Popular pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Arte educador.  Presidente da Associação Internacional de Drama-Educação (IDEA). No Brasil, realizou diversos projetos de norte a sul do país, coordenador da Comissão de Educação e Cultura do FSM-Fórum Social Mundial.
DATA: 23,24,25 de novembro, 01, 02, 03 de dezembro de 2011.              HORÁRIO: quinta-feira- 18h, sexta-feira- 8h às 12h (manhã), 13h às 17h (tarde), sábado- 9h às 13h.                   CURSO DE 40 HORAS                                                
 LOCAL: Escola M.E.F. Cícero da Silva Brogni. Rua General Osório, 1560. Bairro Santa Luzia, Capão da Canoa, RS.
TEL (51) 3625-6619          FONE CEL: (51) 9898-9548  
 Contato: Giselle Frufrek   e-mail: gisarteira@hotmail.com    FONE CEL: (51) 99291431 – (51) 81669027           
 Inscrições até 04/11 na Escola Cícero da S.Brogni. Valor: R$ 50,00   Vagas limitadas (100)
Público alvo: Educadores (professores e funcionários), assistentes sociais, ativistas, gestores sociais, culturais e outros profissionais de áreas afins.










UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “QUEM QUER BRINCAR?”

CONVERSA COM QUEM GOSTA DE BRINCAR

"Educación intercultural a partir del juego en el tiempo libre y en el tiempo reglado -
Un programa escolar de convivencia ciudadana"

Consideramos que a Educação ecoformadora em sua dimensão percebida como intercultural concorre para a configuração de um currículo que cria e consolida atividades, estratégias, inteligências, competências e valores que caracterizam a cultura na qual as minorias têm a possibilidade de sentirem-se parte integrante de um todo. O ensino, a partir dessa ótica, não consiste apenas em transmitir conhecimentos relativos a outras culturas, mas também em priorizar a geração nos alunos de disposições pessoais para compreender empaticamente o outro, aceitando e convivendo sadiamente com a diferença. Para isso, o jogo e as atividades ludiformes se transformam em uma estratégia excelente e insubstituível para incorporar vivências e experiências.” (trecho extraído de BORJA SOLÉ, Maria. Os pátios escolares: tempos e espaços de jogos sadios e saudável convivência intercultural. In: OLIVEIRA, Vera Barros; BORJA SOLÉ, Maria; FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar com o outro: caminho de saúde e bem-estar. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 55).

Ministrante: Maria Borja Solé, Professora Emérita do Departamento de Didática e Organização do Ensino da Faculdade de Formação de Professores da Universidade de Barcelona (Espanha), Doutora em Pedagogia, pesquisadora na área do jogo e educação, responsável pela criação e orientação de inúmeras brinquedotecas em vários países.

Data: 10 de outubro de 2011 - 2. feira
Horário: 10h
Local: Faculdade de Educação da UFRGS - Av. Paulo Gama, s.n., sala 101 – térreo
Porto Alegre – RS
A atividade é aberta à comunidade e destinada a educadores em geral.
Atividade gratuita, sem inscrição prévia.

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maiores informações:
Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” – FACED/UFRGS
Av. Paulo Gama, s/n. sala 102 - Porto Alegre (RS/ BRASIL) CEP.: 90046-900
Fone: (51) 3308-3432  Fax: (51) 3308-3985
Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br
Site: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar




APRESENTAÇÃO DE PÔSTER NO 11° CONGRESSO DO ENSINO PRIVADO GAÚCHO, PUCRS.
DIAS 20, 21 E 22 DE JULHO DE 2011.

Prof. Liana Tubelo e Giselle Frufrek apresentam o seguinte trabalho:


BRINQUEDOTECA:

ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM INFANTIL



Liana Cristina Pinto Tubelo


Giselle Frufrek






Esta investigação longitudinal e qualitativa mediante estudo de caso apresenta os primeiros resultados de dois anos de pesquisa a cerca do brincar enquanto fenômeno humano infantil de desenvolvimento e aprendizagem, no âmbito da brinquedoteca com alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental, Capão da Canoa, RS. Na Brinquedoteca “Brincando se Aprende” da Escola M.E.F. Cícero Brogni, 450 crianças brincam semanalmente em um espaço lúdico-científico que oferece um grande acervo de brinquedos, jogos dispostos e organizados de forma que, do lado esquerdo da sala se encontram os jogos e atividades que auxiliam no desenvolvimento do hemisfério esquerdo do cérebro; do lado direito da brinquedoteca se encontram os brinquedos e acervo simbólico que estimulam o hemisfério direito do cérebro infantil. A disposição proposital dos objetos lúdicos no espaço da brinquedoteca tem por pretenção observar melhor o trânsito e manuseio das crianças aos jogos e brinquedos que lhes interessam, realizando então um estudo de seu comportamento, evolução, interesse por determinados brinquedos, sua relação com o desenvolvimento hemisférico cerebral e seu crescimento físico, psicoemocional e social. Contextualiza-se este estudo com base nas teorias de Alexander Luria e os achados recentes de Rizzolatti (2001,2010) sobre os neurônios-espelho, a aprendizagem e o comportamento infantil. A presente pesquisa concentra-se na importância que o brincar exerce na estimulação desses neurônios uma vez que, estão relacionados diretamente com a capacidade de aprender da criança, pois agem de três formas: na resposta aos outros, na imitação e na empatia construindo os relacionamentos. O acompanhamento diário de crianças em séries iniciais é registrado mediante observação do comportamento infantil, utilizando também a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca (2004) para a verificação de avanços das habilidades motoras das mesmas. O método de análise de conteúdo (BARDIN, 1998) foi utilizado para categorizar os dados iniciais, resultando nas seguintes categorias: crianças em ambiente lúdico organizado reorganizam-se internamente conforme o nível de conflitos psicoemocionais que possuem. Apresentam maior facilidade em construir resiliência a cada novo momento lúdico. Crianças com transtornos comportamentais e de atenção desenvolvem habilidades que auxiliam em sua equilibração interna emocional. O brincar, como construtor de autorias, possibilita o aprimoramento de fatores psicomotores. O brincar proporciona competências para aquisição de segurança, atenção, memória, pensamento, percepção e relacionamento inter e intrapessoal.

Palavra-chave: brincar, aprendizagem, neuropsicologia, psicomotricidade, brinquedoteca.






CURSOS DE JULHO


INTERESSADOS ENTREM NO SITE
http://www.sinepe-rs.org.br/11congresso/
 

EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DO EDUCADOR SÃO TEMAS DE CONGRESSO EM SÃO PAULO

Data: 28 de julho de 2011 8:00 até 30 de julho de 2011 17:30 
São Paulo será a sede do XVIII Congresso Brasileiro de Educação Infantil promovido pela Organização Mundial para Educação Pré-escolar – OMEP, entidade não governamental destinada à realização de atividades assistenciais e educativas. O evento está marcado para os dias 28, 29 e 30 de julho e terá como tema “Educação Infantil: As práticas que entusiasmam este cotidiano!

Voltado a gestores, educadores, pesquisadores e pessoas que se interessam pelas questões da educação infantil, o Congresso busca estimular a construção de práticas pedagógicas que valorizem diferentes linguagens, bem como o compartilhamento de ideias e experiências.

A programação prevê uma série de palestras e rodas de conversa que contemplarão, entre outros pontos, as seguintes abordagens: Repensando a formação do educador da primeira infância: arte e ludicidade; Educação infantil: a criança pequena e suas relações com a natureza e seu mundo; e Pensando, sentindo e fazendo a educação infantil que queremos. Além das palestras, o evento contará, ainda, com uma exposição.

O Congresso será realizado no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na rua Casa do Ator, 275 – V. Olímpia – São Paulo (SP). Mais detalhes sobre as palestras e a forma de inscrição podem ser obtidas no endereço: http:///.














 Em outubro teremos um grande evento para os amantes e cientistas do brincar:
Pela primeira vez no Brasil acontecerá, em São Paulo (SP) uma edição do Congresso Internacional de Brinquedotecas, será o 12°, promovido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), filiada à Toy Libraires Association (ITLA). 
O objetivo do evento que acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro/2011, no Memorial da America Latina, é provocar uma ampla discussão a cerca da trajetória dos espaços lúdicos chamados Brinquedotecas, analisando os caminhos que eles vêm tomando, seus desafios, conquistas e dificuldades a fim de preservar sua mais preciosa contribuição: divulgar e favorecer sempre as ações e a importância de BRINCAR.



 Maiores informações no proprio site da ITLA ou da ABBri:
www.itlaconference2011.com.br
www.brinquedoteca.org.br