sábado, 21 de maio de 2011

CANTINHOS DO BRINCAR

OLÁ BRINCANTES!! SAUDAÇÕES LÚDICAS!!
ESTA SEMANA É MUITO ESPECIAL PARA QUEM TRABALHA BRINCANDO E SE UTILIZA DO BRINCAR COMO VEÍCULO SOCIAL, EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO, POIS DIA 28 DE MAIO COMEMORAMOS O DIA MUNDIAL DO BRINCAR.

Por esse motivo vamos lembrar os CANTOS do brincar no espaço lúdico, que pode ser fechado ou aberto.
Conforme Nylse Cunha (2010) e a ABBri (Associação Brasileira de Brinquedotecas), os cantos espaços lúdicos podem ser muito doferentes, dependendo da criatividade e dedicação do Brinquedista, pois: eles se criam a partir da observação do adulto a cerca das necessidades infantis.
Então existe alguns que foram gerados pela pesquisa do comportamento infantil:

CANTO DO FAZ-DE-CONTA- é o canto das mobílias infantis, panelinhas, louças, roupas de bonecas, bonecas, supermercado com carrinho de feira, consultório médico,  ou seja, um espaço adulto em miniatura.

LABRIMP-USP/SP

CANTO DA LEITURA- é um espaço aconchegante, com tapetes, almofadas, livros, gibis em prateleiras ou estantes. Um espaço para a criança ouvir história e explorar o acervo de livros que o canto dispõe.

Brinquedoteca Brincando se Aprende, Capão da Canoa/RS

CANTO DO TEATRO E DOS FANTOCHES- lugar destinado a criação de histórias, dramatizações, manuseio dos fantoches, representação de personagens.

Brinquedoteca Brincando se Aprende, Capão da Canoa/RS

CANTO DO MUNDO TÉCNICO- local onde se encontram telefones, máquinas de fotografia, ferramentas e demais objetos que trazem á criança representaçções simbólicas da vida profissional dos adultos que são para eles, veículo de reprodução diária do universo adulto. Toda criança imita seus pais, médicos, diferentes profissionais com quem convivem.



LABRIMP-USP/SP

ESTANTE DE JOGOS- prateleiras devem acomodar jogos, material de construção e acoplagem. Todos registrados e classificados para melhor organização e acesso das crianças.

Brinquedoteca Brincando se Aprende, Capão da Canoa/RS

SUCATOTECA- a brinquedoteca deve oferecer um acervo de materiais recicláveis organizados para que as crianças possam usar, criar e também o brinquedista, oferecendo oficinas de criação de brinquedos.

LABRIMP-USP/SP

MESA DE ATIVIDADES- no espaço das mesas as crianças brincam com jogos de tabuleiro, montam, constroem, acoplam peças, usam jogos pedagógicos individualmente ou em grupo.


Brinquedoteca Brincando se Aprende, Capão da Canoa/RS

CANTO DAS FANTASIAS- local com cabideiro, roupas de adultos e fantasias infantis, chapéus, sapatos, gravatas, bolsas, etc. Local em que a criança cria a partir da vestimenta que compõe seu personagens e suas representações sociais.


LABRIMP-USP/SP

CANTO DA MÚSICA- local onde os instrumentos musicais são ofertados às crianças, desenvolvendo assim a musicalidade, a sensibilidade ao rítmo, tempo e compasso musical.


 LABRIMP-USP/SP


Esses são alguns cantinhos que toda Brinquedoteca deve ter, mas existem muitos outros que vão surgindo conforme a necessidade lúdica dos brincantes, como: o canto da ciência, das invenções, da psicomotricidade ampla, dos brinquedos de pátio, etc.

O importante é preservar os espaços de acordo com que as crianças realmente desejam. Ouvir o que os pequenos tem a dizer sobre cada canto e a forma de explorá-los.

Devem sofrer modificações semestrais, pelo menos, para que novos estímulos e situações-problemas eles passem a oferecer.

FELIZ DIA DO BRINCAR!!!!!


Um comentário:

  1. Gostaria de saber onde fica esta brinquedoteca e se pode ser visitada?
    clauvianna@ig.com.br

    ResponderExcluir